terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MATERIA TV CENTRO AMERICA 21/agosto 2011(1º etapa do campeonato municipal de tangara da serra mt)

1ª Etapa do Compeonato Municipal de Tangará da Serra - MT, de Canto de Curió
A 1ª etapa do Campeonato de Canto de Pássaros (Curió e Bicudo), reuniu no dia 21 de Agosto de 2011 aproximadamente 70 Criadores de todo o estado em Tangará da Serra, que fica a 242 KM de Cuiabá. A competição, que é dividida em etapas, está prevista para terminar em dezembro/2011, quando mais de 200 pássaros devem disputar a final.

As normas para participar do campeonato são rígidas e visam proteger os animais. O vencedor leva para casa um valioso troféu pela participação. Segundo José Adriano; que é representante da Associação dos Criadores, "as normas ajudam a tornar os criadores e campeonatos legalizados diante dos órgãos de proteção dos animais".
" ... é necessário que o criador seja regulamentado no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)". “É necessário que o criador possua um Cadastro Técnico Federal e que o pássaro seja oriundo de um criador também regulamentado”, explicou. Informou ainda o Srº. José Adriano: "a fiscalização é feita durante a inscrição do competidor".
O campeonato não reúne apenas competidores. Pessoas que admiram o canto dos pássaros também acompanham o desempenho das aves. “É a minha paixão desde criança, desde o berço. Sempre tive pássaros”, finalizou o empresário Romualdo Martinelo.
Assim como o Srº Romualdo Martinelo, existe tantos outros empresários que se dedicam na criação de aves, preservando a espécie.
Editado por: George Ribeiro
Fonte: Criador: José Adriano/Tangará da Serra - MT.